quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Esfíncter******* Extra

Esfíncter é uma estrutura, geralmente um músculo de fibras circulares concêntricas dispostas em forma de anel, que controla o grau de amplitude de um determinado orifício. O corpo humano tem três esfíncteres importantes: o esfíncter cárdico, o esfíncter anal e o esfíncter pilórico, que faz comunicação entre o estômago e o duodeno.
Existem pelo menos 42 esfíncteres no corpo humano, alguns dos quais em tamanho microscópico.
Esfíncter uretral
Existem o esfíncter externo de músculo estriado e o esfíncter interno de músculo liso respectivamente, que controla a micção ou ato de urinar. Sua deficiência leva a Incontinência urinária, que é a perda involuntária de urina.
Os músculos estriados são voluntários, e servem para iniciar e interromper a micção. Os músculos lisos são involuntários e mantém o tônus impedindo a perda urinária sem o controle consciente.
Treinando o bebe a usar os esfíncteres
Início do treinamento
O período em que se pode iniciar é, em geral, logo depois que o bebê já sabe correr com certa segurança e autoconfiança. Esta é uma etapa do desenvolvimento neuro-psico-motor em que a coordenação motora já está melhor estabelecida. Pode-se então começar, a partir daí, o treinamento do controle dos esfíncteres de forma mais criteriosa, não só sob o ponto de vista orgânico, mas também emocional - esta é também uma fase em que o bebê já está inserido na Linguagem. A comunicação se faz assim de forma mais adequada.
Primeiro se treina o controle do esfíncter anal, depois o controle do esfíncter urinário. Primeiro durante o dia e depois durante a noite.
Todo o treinamento deve ser feito de forma bem tranquila, sem pressão e/ou chantagem, para que entre na rotina sem angústia, sem culpa e sem receio.

O controle dos esfíncteres é uma das etapas em que todos participam de forma direta ou indireta, desde pais e familiares, até os cuidadores em creches e escolinhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário