quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Célula Vegetal 2º Ano

Opa pessoal, aqui vai o conteúdo do pessoal do 2º Ano. É um resumo do que nos estamos vendo.
Lembrando que este material é Complementar as aulas presenciais. O segredo de aprender é ouvir e estudar.

Célula Vegetal
Célula vegetal é semelhante a célula animal mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.
Parede Celular
Estrutura semi-rígida com menor possibilidade de modificar sua forma, dentro de certos limites a parede celular é permeável.
Nas bactérias e nas cianobactérias, a parede celular é formada basicamente peptideoglicano. Em algumas bactérias existem também envoltório externo a capsula. Essas bactérias são chamadas capsuladas.
Em geral a parede celular pode ser basicamente de sílica ou de celulose.
Fungos apresentam a parede celular pode ser basicamente de sílica ou de celulose.
Nas plantas parede celular é formada principalmente por celulose e é conhecida como membrana celulósica.
Em uma célula jovem, a parede celular é muito fina e chama-se parede celular primária. Todo o espaço delimitado por esta parede primária denomina-se lúmen celular e é ocupado pelo protoplasma( Citoplasma, núcleo e membrana).
Na célula adulta, a parede celular pode apresentar espassamentos, devido a novos depósitos de materiais, e recebe o nome de parede celular secundária.
É característico das células vegetais a presença de pontos de contato entre células vizinhas, onde não há deposição de celulose. Através dessas pontes citoplasmáticas, denominadas plasmodemos, há intercambio de material entre as células.
Plastos
É originado do proplastídeo e tem configurações diferentes, com várias finalidades.
·         Cloroplastos são plastos de clorofila, responsáveis pela fotossíntese. Só são encontrados em células expostas à luz. São formados por uma membrana externa e uma interna que sofre invaginações formando sacos empilhados, os tilacóides. Alguns se dispõem uns sobre os outros formando uma pilha chamada granum (plural = grana). A matriz interna é chamada de estroma e pode conter grânulos de amido espalhados por ele. São derivados dos cromoplastos. Cloroplastos possuem seu próprio DNA e ribossomos, são relativamente independentes do resto da célula (principalmente do núcleo).
·         Cromoplastos são plastos coloridos (contêm pigmentos) de estrutura irregular que dão origem aos cloroplastos. Seus principais pigmentos são os carotenóides (coloração da cenoura) e xantofilas que dão coloração para flores e frutos.
·         Leucoplastos são incolores e servem para acumular substâncias diversas como proteínas, amidos e lipídios. Dependendo da substância que acumulam, recebem nomes diferentes: oleoplastos, proteoplastos, amiloplastos...

Vacúolo
É uma cavidade delimitada por uma membrana (tonoplasto) e contém o suco celular que é composto de substâncias ergástricas e algumas em células podem conter pigmentos como as flavonas e antocianinas. Células jovens geralmente têm vários vacúolos pequenos que ao longo de seu desenvolvimento se fundem em um mega vacúolo. Eles atuam na regulação osmótica expulsando a água da célula vegetal.




Clique na foto para ampliar, observar as estruturas e os Plasmodemos.
Lembrando que este material é Complementar as aulas presenciais. O segredo de aprender é ouvir e estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário