quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sistema Nervoso

Divisão fisiológica do sistema nervoso


A divisão fisiológica do sistema nervoso apresenta-se em duas partes: voluntário e autônomo.
O sistema autônomo está dividido em duas partes: sistema simpático e sistema parassimpático. Porém, as funções desses dois sistemas são opostas, sendo que um controla a ação do outro em relação aos órgãos, através das substâncias adrenalina e acetilcolina.

O sistema nervoso autônomo garante a homeostase, que tem como função moderar e regulamentar o interior do corpo humano como, pressão, temperatura, os batimentos do coração, e outros movimentos realizados pelo corpo. Além disso, este sistema responde pelas funções estruturais do organismo.
O sistema nervoso voluntário possui uma parte central que é representada pelo córtex e uma parte periférica representada por nervos.

Sistema nervoso autônomo simpático
É constituído por fibras (não mielizados) e tem como principio a medula, e os gânglios (mielizados) tem como inicio os axônios, separados em laterais ou vertebrais, segmentado na fração da coluna vertebral próximos ao estômago, são resultantes da medula.

As fibras liberam a substância acetilcolina, ou seja, produzindo o principio do impulso pós - ganglionar. Estas mesmas fibras já pós – ganglionadas liberam a substancia adrenérgicas.

Sistema nervoso autônomo parassimpático
Constituído pelo mesencéfalo, mielencéfalo e medula sacral, tem fibras extensas realizando o contato de dois neurônios que por eles passam os impulsos nervosos, ao contrário do pós – ganglionar na qual apresenta fibras de pouco comprimento. Sua substância é a acetilcolina.



A ação antagônica do sistema nervoso autônomo:


Video Explicação




Fonte do material: Colégio Web  seu conteúdo completo pode ser acessado através do site http://www.colegioweb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário