Fisiologia Muscular
A contração muscular corresponde a um deslizamento das fibras musculares como resposta normal a um estímulo nervoso. As miofibrilas são inúmeras fibrilas dispostas longitudinalmente no interior da célula podendo ser divididas e, miosina e actina. A miofibrila apresenta água (solvente), íons minerais catalisadores (Ca++), Mg** , K+), ATP (Fonte imediata de energia)) CP (Creatina-fosfato ou fosforil creatina, que é uma fonte de energia de reserva) e actomiosina(actina + miosina), constituindo o material contrátil.
O ATP vem do glicogênio(polissacárido e a principal reserva energética nas células animais, encontrado, principalmente, no fígado e nos músculos) . As moléculas de glicose são quimicamente rompidas pelo processo de respiração aeróbica da célula este processo é a glicólise. Nessa sequência o ácido pirúvico é convertido em ácido lático caso falte O2.
O ATP é fonte imediata de energia a degradação da glicose fornece ATP para a contração muscular, contudo este processo é lento, durante intensos períodos de atividade musculares, esse processo papel é desempenhado por outro composto a fosforilcreatina(CP) ou creatina-fosfato. Quando seu músculo esta em inatividade , sobra ATP então este é convertido em CP, que fica armazenada , nossas células musculares tem mais de 20x CP que ATP. A CP atua como principal reservatório de energia química para a atividade do músculo. CP só encontrada nas células musculares.
A fibra muscular é constituída por um grande numero de finíssimas fibrilas, se observamos uma fibrila na área entre duas faixas chamadas faixas Z, verificamos que filamentos muito finos se estendem a partir de cada Z, e que se intercalam filamentos mais grossos. Os tipos de Filamentos estão unidos entre si por um sistema de ligamentos transversais, de maneira que os filamentos finos deslizam entre os filamentos grossos, reduzindo assim a distância entre as faixas Z (diminuindo o tamanho do sarcômero). Os íons cálcio estão relacionados com a quebra de ATP, quando um potencial de ação se propaga através do sistema T causa a liberação dos íons cálcio dentro do retículo sarcoplasmático(é o retículo endoplasmático das células musculares).
Os nervos penetram nós músculos junto com o tecido conjuntivo,. Uma fibra nervosa pode inervar várias fibras musculares este conjunto se chama unidade motora, Aa terminação da fibra muscular na fibra muscular é denominada placa motora.
Em Resumo:
O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma. Em termos científicos, as etapas são:
1.Despolarização do sarcolema; 2.estimulação do retículo sarcoplasmático e 3.ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).
Muito bom material!!! Obrigado
ResponderExcluir