terça-feira, 7 de junho de 2011

Poriferos

Fonte: Colegioweb e wikipedia

Classificação:

Ainda que, sob certos aspectos, as esponjas sejam consideradas mais evoluídas que os protitas aceculares, representam, sem dúvida, o mais simples de todos os filos ou grupos animais. Este grupo pode ser reconhecido na classificação biológica como um filo do reino animal , o filo porífera, ou como um sub-reino à parte, o Parazoa, assim denominado por serem muitos os indícios que nos fazem supor tratar-se de um grupo animal cuja linha evolutiva é cega, portanto fora do ramo principal da evolução.

Características Gerais:

As esponjas são classificadas como animais multicelulares inferiores, sem tecidos ou órgão especializados, de aspecto externo semelhante a certas plantas, sendo consideradas erroneamente como tal por alguns leigos.

- normalmente, vivem em colônias;

- a maioria é marinha (poucos de água doce);

-animais invertebrados, com o corpo repleto de poros ( pequenos orifícios );

- por esses poros circula a água, de onde o animal retira seus alimentos ( algas e protozoários );

- um exemplar de tamanho de um punho fechado, filtra cerca de 2000L de água por dia;

-corpo em forma de bolsa, com: -ósculo: abertura superior para eliminação da água, substâncias desnecessárias e detritos.

- átrio: cavidade interna

-não possuem órgão especializados para digestão, respiração ou reprodução ( funções essas, desempenhadas por diferentes células );

- esqueleto formado principalmente por calcário e silício, que formam filamentos chamados espículas;

- algumas esponjas não são constituídas por espículas, mas por fibras macias chamadas espongina;

- reprodução: - a maioria é hemafrodita

-assexuada ( por brotamento )

- sexuada ( pouco freqüente )

- as esponjas raramente são comidas por outros animais pois a maioria tem esqueleto duro, solta excreções e odores desagradáveis;

-poderosa fonte de iodo para os humanos;

-tem grande poder de regeneração;

As esponjas desenvolvem-se em três padrões básicos:
  • asconóide, que é o tipo mais simples - um simples tubo, com um canal central, chamado espongiocele. Muito pequeno e muito raro.
A batida dos coanócitos força a água da espongiocele até os poros, através da parede do corpo da esponja. Os coanócitos estão na parede da espongiocele e filtram os nutrientes da água.
  • siconóide são similares aos asconóides. Seu corpo se dobra sobre si mesmo, permitindo o crescimento do animal.
Têm um corpo tubular, com um ósculo simples, mas a parede do corpo é mais complexa do que a dos asconóides e contêm linhas radiais de coanócitos. A água entra por um grande número de "óstia" dermais e então é filtrada nos canais radiais. Então o alimento é capturado pelos coanócitos. Normalmente não formam as grandes e ramificadas colônias que os asconóides fazem. Durante o seu desenvolvimento, elas passam por um estágio em que são semelhantes a asconóides.
  • leuconóide, o caso mais complexo, em que a parede se dobra várias vezes, formando um sistema de canais. Esse é o tipo mais comum na natureza. Carecem de espongiocele, tendo, no entanto, câmaras contendo coanócitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário