quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Genetica 1

Genética (do grego genno; fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.

Aplicações da Genética

§Prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de doenças.
§A terapia genética permite substituir genes doentes por genes sãos, ou mesmo eliminar os genes doentes.
§Optimização do bem-estar e sobrevivência do indivíduo.
§Intervenções terapêuticas definidas de acordo com o perfil genético do doente.

Cromossomo

§É uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleotídeos (nucleotídeos) com funções específicas nas células dos seres vivos.

Divisão Celular

§Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade.
§Células haploides são as células dos organismos eucariotas que tem apenas um conjunto do número de cromossomos característico da espécie.

§Células Diploides

Gametas

§São as células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação ou fertilização.

§Gene, na definição da genética clássica, é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos.

§genótipos diversos deve-se à presença de material hereditário herdado dos progenitores
§O fenótipo são as características observáveis ou caracteres de um organismo.
Gene dominante é um gene que no estado heterozigótico se expressa com predominância sobre a expressão do gene recessivo, ou seja, gene dominante é aquele que se manifesta mesmo que esteja presente somente uma vez no par de cromossomos, ao contrário do recessivo, que só se manifesta quando aparece em dose dupla.
Gene recessivo é um gene cuja característica não aparece expressa, no estado heterozigótico. Um gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos (arranjo homozigoto), e só se manifesta na ausência de seu gene contrário " dominante."
Video aula:








Nenhum comentário:

Postar um comentário